Serviço de Psicologia e Orientação - SPO

O que é?

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é uma unidade especializada, composta por uma psicóloga escolar que trabalha em colaboração com todos os agentes da comunidade educativa, nas três escolas do agrupamento.

 

Objetivos:

- Contribuir para o desenvolvimento integral do aluno e da sua identidade pessoal;

- Prestar apoio de natureza psicológica e psicopedagógica a alunos, professores e encarregados de educação, no contexto das atividades educativas;

- Colaborar, propor, apoiar e intervir no âmbito da EMAEI para a decisão das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão mais adequadas às necessidades dos diferentes alunos;

- Desenvolver ações de orientação escolar e profissional junto dos alunos;

- Colaborar com os professores e/ou entidades externas na elaboração e implementação de projetos e materiais que promovam competências cognitivas, sociais e emocionais fundamentais para o bem-estar do aluno em contexto escolar.

Quais os domínios de intervenção?

 

Apoio psicológico e psicopedagógico, sendo a intervenção direta ou indireta; grupal ou individual por períodos limitados, numa perspetiva mais preventiva do que remediativa. Esta ação implica um trabalho colaborativo com os professores na organização de respostas educativas diferenciadas e de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.

Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolar, colaborando na criação de ambientes de aprendizagem positivos, seguros e saudáveis, sendo fundamental o esforço conjunto e continuado dos diversos agentes locais, sejam eles internos ou externos ao agrupamento.

Apoio na promoção da educação inclusiva enquanto elemento integrante da equipa multidisciplinar permanente (EMAEI). 

Orientação vocacional sendo que a intervenção deve ter um caracter transversal e complementar ao longo do percurso escolar dos alunos, capacitando-os para a construção e gestão equilibrada dos seus projetos de vida e de carreira;

Onde funciona?

- Na sala 5 do Bloco A, sediado na escola sede do Agrupamento D. Dinis;

- Nos gabinetes de Educação Especial sediados nas Escola Básica do 1º ciclo (E.B. Maria Lamas/JI ; E.B. Rainha Santa)

Como funciona e quem pode recorrer?

 

- Podem recorrer ao SPO os alunos por livre iniciativa, os que são sinalizados por qualquer elemento da comunidade educativa (com o consentimento do E.E. e do aluno), os pais/EE que diretamente fazem o pedido de apoio e os docentes do agrupamento.

-Para contactar o serviço podem contactar por telefone ou por email da escola sede – E.B. 2,3 D. Dinis. Dever-se-á fazer uma marcação prévia com a psicóloga escolar Maria José Oliveira Inácio.