Clube Ubuntu

Clube Ubunto

 
Dia Internacional da Tolerância
 
 
 
Captura de ecra 2022 11 17 as 00.05.42
 
 
SEMANA UBUNTU

Entre os dias 14 e 18 de março realizou-se na BECRE na Escola EB 2,3 D. Dinis, a Semana Ubuntu, com a turma do 7ºE.

De acordo com as palavras de Desmond Tutu «Ubuntu é uma maneira de estar na vida. É uma palavra que condensa a verdadeira essência do que é ser Humano. A minha humanidade está intrinsecamente ligada à tua e, por isso, eu sou humano porque pertenço, participo e partilho de um sentido de comunidade. Tu e eu somos feitos para a interdependência e para a complementaridade.» Com expressão em diversas línguas africanas, Ubuntu tem na base uma filosofia humanista transversal e independentemente da cultura, religião, afiliação política ou país e significa EU SOU PORQUE TU ÉS. Por outras palavras, o bem-estar e a felicidade individual estão intimamente ligados ao bem-estar e felicidade do outro. A participação nesta semana, rica em atividades de autoconhecimento e exploração pessoal e coletiva, enriqueceu em todos os aspetos todos os envolvidos e principalmente estes jovens que, a partir daquele momento, tornar-se-ão ainda mais promotores da Paz e do respeito pelo outro.

Agora, com a mesma motivação e empenho será criado um Clube que dará continuidade à filosofia e ao espírito Ubuntu.

 
ubuntu
 
 
 
 
SEMANA UBUNTU
 
A Semana Ubuntu da Empatia chegou ao Agrupamento.
É  com agrado que desafiamos toda a Comunidade Educativa a fazer parte desta revolução empática.
Só  fortalecendo laços nos tormamos melhores.
'Ser empatico é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele'
         Carl Rogers

 

UBUNTU

 
Iniciámos o dia com a atividade "E se fosse eu?", com a colaboração das técnicas da Divisão de Projetos Educativos para a Igualdade e Cidadania da CMOdivelas. Recebemos duas turmas o 5.º D e o 6.ºA, em que foi proposto aos  alunos o que levariam na mochila se tivessem de deixar tudo e partir para outro lugar.
Na parte da tarde, realizou-se a atividade "Colocar-se nos sapatos dos outros", onde desafiamos os alunos a criar a história de vida de uma pessoa através de uma foto e da sua data de nascimento e nacionalidade.No fim refletimos sobre as dificuldades sentidas e comparamos as histórias criadas com as reais histórias de vida das pessoas apresentadas.
Ambas as atividades realizaram-se na biblioteca escolar.