PROJETO SOMOS+ 

BREVE DESCRIÇÃO

A diversidade cultural tem, nas últimas décadas, vindo a assumir-se como uma realidade no panorama educativo nacional. Sendo a nossa escola uma escola multicultural pretende-se que possa refletir a diversidade de culturas e grupos existentes na mesma. Neste sentido, dada a presença crescente de alunos estrangeiros que desconhecem a nossa língua, provenientes de países onde os currículos são diferentes e que não incluem algumas das disciplinas contempladas nos nossos currículos, decorrem as inerentes dificuldades de adaptação curricular e social dos alunos oriundos de outros sistemas de ensino que frequentemente conduzem a níveis de insucesso escolar preocupantes. Este projeto visa facilitar a integração dos alunos na escola/comunidade escolar, bem como reduzir o insucesso e o abandono escolar.

 

OBJETIVOS GERAIS

O projeto pretende ir ao encontro dos seguintes objetivos estabelecidos no PEA: promover atividades diferenciadas, aproveitando a diversidade cultural dos alunos; promover a imagem do Agrupamento na Comunidade; promover valores cívicos nos alunos; melhoria dos resultados académicos; prevenir o abandono escolar.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Integrar os jovens estrangeiros na comunidade escolar evitando o insucesso e o abandono escolar por falta de apoios institucionais, bem como a exclusão social.