Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Escola Básica Rainha Santa com Atividades Inclusivas
Na passada segunda-feira, dia 4 de dezembro, a Escola Básica Rainha Santa, celebrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com uma série de atividades inclusivas que envolveram todos os alunos, promovendo a compreensão e empatia em relação às vivências das pessoas com deficiência.
A iniciativa, organizada pelo departamento de Educação Especial inclusão, contou com a participação entusiástica de todos os alunos.
Três atividades principais foram destacadas durante o evento.
1. Goalboll: Estimulando Sentidos Táteis e Auditivos
Uma das atividades mais emocionantes foi o Goalbol, um jogo adaptado para pessoas com baixa visão ou invisuais. Os alunos tiveram a oportunidade de experimentar este desporto inclusivo, que estimula os sentidos táteis e auditivos, promovendo a interação e a compreensão das dificuldades enfrentadas por aqueles que vivem com limitações visuais.
2. Cadeira de Rodas: Vivenciando Desafios de Mobilidade
Outra atividade envolveu os alunos experimentando a mobilidade em cadeira de rodas. Com obstáculos cuidadosamente colocados, eles puderam sentir em primeira mão as dificuldades enfrentadas por colegas com mobilidade reduzida. A atividade proporcionou uma experiência valiosa, sensibilizando os participantes para as barreiras físicas que as pessoas com deficiência enfrentam diariamente.
3. Desenho com a Boca: Expressão Artística Diferenciada
A terceira atividade desafiou a criatividade dos alunos, que foram convidados a fazer um autorretrato usando apenas a boca. A expressão artística, apesar das limitações impostas, resultou em obras únicas e emocionantes. Todos os alunos da escola participaram, contribuindo para a criação de um cartaz coletivo que reflete a diversidade e a singularidade de cada um.
A atividade não apenas proporcionou momentos de diversão, mas também promoveu uma maior compreensão e empatia entre os alunos. Através da participação nestas experiências inclusivas, os estudantes conseguiram perceber a perspetiva do outro e desenvolver um entendimento mais profundo das dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência.