Bem-vindo à nossa página!

Nota - navegação com tecnologias de apoio

Nesta página encontra 1 elemento auxiliar de navegação que permite saltar para o conteúdo principal (tecla de atalho 1) | Saltar para o conte�do principal (tecla de atalho 1)
Notícias

Notícias

Atividades de Encerramento do Ano Letivo 2025/2026
Alunos Em Destaque Geral Geral (Home)

sexta-feira, 12 jun 2026|0 comentários

Atividades de Encerramento do Ano Letivo 2025/2026


No passado dia 12 de junho, a Escola Básica D. Dinis recebeu os alunos do 4.º ano de todas as escolas do Agrupamento, no âmbito das atividades de transição para o 2.º ciclo.


Esta iniciativa teve como principal objetivo proporcionar aos futuros alunos do 5.º ano um contacto mais próximo com a escola que os acolherá no próximo ano letivo, permitindo-lhes conhecer os espaços, os projetos desenvolvidos e alguns dos elementos da comunidade educativa.
A receção aos alunos foi realizada de uma forma muito especial, através de um momento de apadrinhamento pelos alunos do 5.º ano, que assumiram o papel de anfitriões ao longo da visita. Esta iniciativa promoveu a integração dos futuros alunos, proporcionando-lhes um primeiro contacto com colegas mais velhos, que partilharam experiências e contribuíram para que se sentissem acolhidos e confiantes nesta nova etapa do seu percurso escolar.
Ao longo da manhã, os alunos participaram com entusiasmo em diversas atividades de caráter lúdico, pedagógico e formativo, entre as quais se destacaram as Danças Tradicionais, sessões de Parkour, Experiências Científicas, dinâmicas promovidas pelos alunos UBUNTU e uma sessão orientada pelas psicólogas do Agrupamento sobre a transição do 1.º para o 2.º ciclo.
Os alunos conheceram o espaço dos novos laboratórios e ao longo das experiências realizadas responderam a vários desafios: será mais fácil flutuar na água do mar ou de um rio? Conseguiremos decompor a cor de um marcador?  Será mais fácil dissolver corante alimentar em água quente ou em água fria? 
As atividades proporcionaram momentos de aprendizagem, partilha e convívio, contribuindo para que os alunos se sentissem mais preparados para a mudança que se avizinha. O contacto com os alunos do 5.º ano revelou-se particularmente importante, criando laços de proximidade e reforçando o sentimento de pertença ao Agrupamento.
O balanço da iniciativa foi extremamente positivo, refletindo o entusiasmo, a curiosidade e a participação ativa dos alunos ao longo de todas as atividades desenvolvidas.
Nunca deixe de estar informado! Esclareça as suas dúvidas!
  • logo RBE
  • logo Ler+
  • logo SeguraNet
  • logo Eco-Escolas
  • logo IAVE
  • logo Desporto Escolar
  • logo IAC
  • logo Erasmus
  • logo Cenfores
  • logo Promethean
  • logo Sonae finalista